MINAS GERAIS: CIDADES E ROTEIROS INCRÍVEIS PARA UM PASSEIO MARCANTE!

Em meio aos diversos destinos impressionantes que podemos encontrar aqui mesmo, no Brasil, está a incrível e muito conhecida Minas Gerais. Se você nunca visitou este Estado, provavelmente já deve ter ouvido experiências diversas da região, não é verdade? Seja pelo queijo canastra, ou mesmo através do doce de leite mineiro, Minas Gerais já conquistou o coração de muita gente, isso sem contar com o saboroso feijão tropeiro.

Aqueles que já visitaram esse Estado poderiam dizer agora mesmo que, não é apenas a culinária de Minas Gerais que impressiona os seus visitantes, mas também as suas lindas e mágicas paisagens naturais, e também a belíssima história que cada uma das cidades traz consigo. Não temos certeza se um dia você visitará Minas Gerais, mas sabemos que é impossível que você leia essa lista de roteiros e não sinta vontade de um longo passeio pela terra do “uai”. Divirta-se! 

Ouro Preto

Podemos começar nos aventurando no conhecimento de Ouro Preto, cidade turística bastante conhecida entre os viajantes brasileiros. Reconhecida como a principal cidade histórica de Minas Gerais, suas ruas são admiráveis por carregarem uma arquitetura preservada. Em uma visita a Ouro Preto você encontrará diversos museus e Igrejas que mais parecem ser cenário de filmes, algumas Igrejas da região possuem seu interior todo banhado a ouro, é de se impressionar, não é verdade? 

Muitos não sabem dessa informação, mas em 1980, essa cidade maravilhosa foi declarada patrimônio histórico cultural da humanidade pela UNESCO. E ainda hoje, depois de muito tempo e mesmo com os avanços da modernidade, a região continua deixando qualquer turista impressionado. Seja pela arquitetura preservada, pelas montanhas de Minas, pelas ladeiras históricas, ou até mesmo pela experiência de um cafezinho numa das muitas quitandas do local, vale a pena visitar essa cidade, concorda?

Mariana

Bem ao lado de Ouro Preto, onde se pode chegar num delicioso passeio de maria fumaça, Mariana é fácil de ser explorada. Além de suas Igrejas barrocas, tem uma antiga mina desativada como uma de suas principais atrações. Esta é a maior mina de ouro aberta a visitação do mundo, a Mina da Passagem guarda segredos e mistérios que encantam a todos.

A descida para as galerias subterrâneas se faz de modo incomum, através de um trolley. O percurso tem 315 metros de extensão e chega a 120 metros de profundidade, onde se vê um maravilhoso lago de águas cristalinas,  formado pelos aquíferos que inundaram quilômetros de túneis, quando estes deixaram de ser bombeados. Mergulhar neste mundo subaquático é possível, através de uma empresa especializada. O cenário do interior da mina impressiona a todos, com suas galerias, salões e colunas. Não há também como esquecer o lado humano, o sacrifício daqueles que escavaram as entranhas da montanha em busca de riquezas. A temperatura é estável o ano todo, entre 17° a 20° C. Desde a sua fundação, no início do século XVIII, foram retiradas aproximadamente 35 toneladas de ouro.

Você já tinha ouvido falar desse lugar impressionante? Mariana não possui somente essa experiência para vivenciar, lá você também poderá se hospedar em um dos muitos hotéis da região, que como Ouro Preto, carregam uma arquitetura bem específica. Se você estava a procura de turismo histórico, esse é um bom destino!

Brumadinho

Bem perto da capital de Minas Gerais, Brumadinho agrupa cultura, história e natureza em um só lugar. Este é um destino bem conhecido pelos mineiros, muita gente já pôde conhecer o Centro Histórico, além disso, as atrações incluem as altas montanhas e o Centro de Arte Contemporânea Inhotim, o maior centro de arte ao ar livre da América Latina.

Se a pergunta é o que se fazer em Brumadinho, teremos muitas respostas para você. Além de Inhotim, você poderá visitar a Cachoeira da Ostra, a Serra da Calçada, a azul e muito bela Igreja Matriz de Brumadinho, e também experimentar os topos das montanhas nas Ruínas do Forte de Brumadinho. Passeios divertidos e com cenários instagramáveis não faltarão nessa cidade, aproveite!

Serra da Mantiqueira – Sapucaí-Mirim

Para os turistas que preferem uma cidade tranquila, pertinho da natureza, Sapucaí-Mirim é uma ótima opção. A cidade deve a sua origem à penetração dos antigos bandeirantes em busca de minérios na região de Minas Gerais. A beleza natural da cidade, juntamente com a hospitalidade comum dos mineiros, faz de Sapucaí-Mirim uma ótima opção para pessoas que preferem lugares tranquilos e bem perto da natureza.

E se você está em busca de uma experiência com a natureza para renovar as suas energias, você precisa parar tudo o que está fazendo e conhecer melhor os incríveis chalés do Varandas do Sapucaí. Você adora a natureza, mas tem medo de acampar e sofrer com o desconforto de barracas convencionais? Gostaria de estar em meio a áreas de natureza preservada com o mesmo conforto que teria em um hotel? Anda muito estressado com a rotina do dia a dia e precisa tirar um tempo para se distrair e relaxar? Então é desse lugar transcendental que você precisa! 

Em uma aventura em Sapucaí-Mirim, você poderá conhecer parte do paraíso que é a Serra da Mantiqueira, e ainda experienciar o que é tomar um café da manhã em um lugar perfeitamente aconchegante, ouvindo o som de pássaros! E se você gostaria e está a procura de cachoeiras, em Sapucaí-Mirim você encontra algumas, até mesmo uma cachoeira privativa dentro do próprio complexo de chalés do Varandas do Sapucaí. Você não pode ficar de fora dessa experiência!

Diamantina

Se você ama observar horizontes de arrancar suspiros, você precisa conhecer Diamantina. Foi nessa cidade onde o conhecido Juscelino Kubitschek nasceu, e não, não são esses fatos que a fazem ser uma cidade especial, existem muitos outros motivos, como por exemplo, os charmosos casarões e igrejas centenárias que compõem as ruas de pedras daquele lugar. Se em Mariana podemos conhecer a profunda mina de onde os mineradores retiravam ouro, em Diamantina podemos aprender sobre o seu passado marcado pela extração de diamantes no século XVIII, será esse o motivo do nome dessa cidade? 

A cidade se transforma em palco para um dos maiores espetáculos do local: a Vesperata. Nesse espetáculo musical, dezenas de instrumentistas se reúnem nas varandas das construções históricas para serem conduzidos por um maestro, e isso tudo em meio ao público! Fica muito difícil não se emocionar com aquela arte, ou ao menos se encantar. Se você procura cachoeiras, você também poderá encontrá-las por lá. Mas espere, numa visita a essa cidade maravilhosa não poderá faltar uma linda foto em frente ao Instituto Casa da Glória, que é conhecido por ser um dos grandes ícones da arquitetura de Minas Gerais.

Já falamos sobre o passado histórico ligado à extração de diamantes, mas não podemos deixar de te avisar que lá existe o Museu do Diamante que pode te ajudar a entender como aconteceu o enriquecimento de Diamantina com a descoberta dos diamantes. É uma cidade mais do que interessante, não é mesmo?

Serra da Canastra – São Roque de Minas

Aposto que você já deve ter experimentado, ou pelo menos escutado falar sobre os famosos queijos de Minas. É impossível falarmos sobre Minas Gerais sem citarmos os sensacionais queijos mineiros. E um dos mais saborosos destinos do estado para quem morre de amores por queijo, é a Serra da Canastra, que tem como um dos principais acessos à cidade de São Roque de Minas. Nesta cidade deliciosa, você encontrará diversos produtores de queijos premiados, é uma oportunidade e tanto para levar um presentinho para as pessoas que você ama. Dentre os atrativos desta cidade você encontrará o Parque Nacional da Serra da Canastra; a região oferece um circuito turístico maravilhoso e que agrada tanto pelas belezas e paisagens naturais quanto pela experiência gastronômica.

Uma visita a Serra da Canastra é digna de um dia inteiro dedicado a visitação às fazendas que produzem queijos. Algumas pessoas não sabem, mas o queijo canastra foi declarado patrimônio imaterial do Brasil, e se você não sabe o sabor deste queijo você poderá experimentar na muito conhecida Estância Capim Canastra, onde casais costumam aproveitar para vivenciarem um jantar romântico. 

Capitólio

Como você já deve ter percebido, Minas Gerais é riquíssima em cachoeiras, parece que em todos os cantos do estado podemos encontrar uma, porém, não existe outra parte de Minas Gerais mais perfeita para quem ama cachoeiras do que Capitólio. As águas de Capitólio tornaram a região conhecida como o “oceano de Minas Gerais”. Capitólio, com suas dezenas de cachoeiras e o deslumbrante Lago de Furnas, tornou-se uma das melhores atrações de Minas Gerais, principalmente para os amantes da natureza. E com as diversas atrações de Capitólio de fácil acesso, a cidade se torna um excelente destino turístico em Minas Gerais que toda a família pode curtir!

Para iniciar sua viagem por aquelas terras, experimente um passeio de lancha no Lago de Furnas e veja de perto os Cânions do Capitólio, uma das atrações turísticas mais populares de Minas Gerais. Durante o seu dia de aventuras, você pode nadar sob as cascatas de várias cachoeiras, além dos bares e restaurantes flutuantes com uma bela vista para o Lago de Furnas. 

Há muito o que fazer em Capitólio, em todas as outras cidades desse estado repleto de belezas e histórias. Aproveite!

Mais Artigos

ESTADIA: DICAS PARA APROVEITAR AO MÁXIMO CADA MOMENTO

As tão esperadas férias, ou recesso de final de ano se aproximam, e muito provavelmente tudo o que você quer é descansar e se divertir com sua família. Mas além de escolher o lugar certo para viajar, você deve saber que existem outras questões que podem fazer com que você não aproveite esse tempo da melhor maneira possível.

FÉRIAS: A IMPORTÂNCIA DO DESCANSO E SEUS BENEFÍCIOS

Faz quanto tempo que você deixa o descanso em segundo plano? Você tem dedicado tempo suficiente para o seu descanso mínimo? Não? Se isso te consola, saiba que você não está sozinha, pois, certamente, muitas pessoas passam por isso. Mas, afinal de contas, o que realmente significa descansar, e qual é a importância disso? Para saber mais sobre esse fator que pode mudar a sua vida, continue lendo!

UMA VIAGEM GASTRONÔMICA: DESCUBRA OS SABORES DAS MELHORES COZINHAS AO REDOR DO MUNDO

A gastronomia de um lugar pode ser um mega-convite para o turismo, porque além de poder vivenciar as experiências de uma determinada região, você ainda gravará as memórias de uma outra maneira, mais especificamente: no paladar! Por isso, as pessoas estão buscando cada vez mais por viagens com experiências gastronômicas marcantes!

Receba notícias, atualizações, avisos de eventos especiais e muito mais ao se cadastrar em nossa lista de e-mail

Tarifário

Agosto a novembro

Pacote final de semana de 2 diárias:

Chalé Araucária
R$ 2400,00

Chalé Sapucaia, Ipê ou Acaiacá
R$ 2180,00

E o pacote semanal de 2 diárias:

Chalé Araucária
R$ 1.720,00

Chalé Sapucaia, Ipê ou Acaiacá
R$ 1.590,00

Dezembro a Janeiro

Pacote final de semana de 2 diárias:

Chalé Araucária
R$ 3.380,00

Chalés Ipê, Acaiacá ou Sapucaia
R$ 2.940,00

E o pacote semanal de duas diárias:

Chalé Araucária
R$ 2.900,00

Chalés Ipê, Acaiacá ou Sapucaia
R$ 2.600,00

Exceto Feriados

Cancelamento com mais de 15 dias prévios da data da hospedagem

É oferecido crédito do valor do depósito para outra reserva, sem restituição de valores pagos, a ser utilizado uma única vez, em até 3 meses contados a partir da data da reserva inicial. Caso haja diferença de valores para a nova data escolhida, ela será cobrada no ato da remarcação.

Cancelamento com menos de 15 dias prévios da data de hospedagem

Não é oferecido crédito nem restituição de valores pagos; Cancelamento com menos de 48 horas prévios da data de hospedagem ou em caso de não comparecimento na data de entrada (no-show), resultará na cobrança do valor total da hospedagem sem restituição de valores pagos; Em caso de saída antecipada ou chegada atrasada, seja pacote ou não, por qualquer motivo, será cobrado o valor total da hospedagem e não haverá restituição de valores pagos.