SINAIS DE QUE VOCÊ PRECISA DESESTRESSAR E FORMAS DE FAZER ISSO

Como anda o coração e a mente por aí? Muito agitados? Se você está sentindo aquela sensação de que a vida está tão acelerada, a ponto de não estar dando para ver ela passar, com certeza, você precisa ler esse artigo!

Se você pudesse decidir entre ter uma vida calma ou agitada, qual das duas opções escolheria? Existem pessoas que amam de paixão os grandes centros urbanos, por outro lado, outras preferem a vida silenciosa do interior. Independente das opções e formas de se viver, uma coisa é fato: todos precisam de saúde física e mental. Sendo amante do interior ou da cidade grande, seu corpo e mente pedem para que você os trate com mais carinho! E podemos abrir o jogo com você? A verdade é que nos últimos dez anos, a saúde mental do trabalhador brasileiro decaiu muito! Segundo levantamento realizado pela consultoria Optum, entre 2011 e 2020, o número de funcionários que buscou auxílio psicológico cresceu em 250%. Já de acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde), o Brasil tem o maior índice de pessoas com transtorno de ansiedade no mundo. Assustador, não é mesmo?

Para piorar, neste ano, acontecerá algo que costuma deixar as pessoas com os nervos à flor da pele: eleições! No Brasil, é ano de eleições presidenciais, e pode parecer bizarro, mas há 4 anos, alguns brasileiros sofreram bastante com o estresse gerado por esse período. Segundo matéria publicada pela Folha de S. Paulo, em 2018 surgiram relatos de pessoas nas redes sociais e em consultórios enfrentando medo e ansiedade no período que antecedeu as eleições daquele ano.

Nos EUA, o relatório “Estresse na América”, publicado anualmente pela APA (Associação Americana de Psicologia), constatou que o acirramento das eleições de 2016 (entre Donald Trump e Hillary Clinton), e de 2020 (entre Donald Trump e Joe Biden) desencadeou um nível muito alto de estresse nos eleitores. O mais preocupante é que de 2016 para 2020 a quantidade de “eleitores estressados” aumentou. Em 2016, 59% dos republicanos e 55% dos democratas afirmaram que o período eleitoral era uma fonte de esgotamento. Já em 2020, a porcentagem de “republicanos estressados” subiu para 67%, e a de democratas para 76%.

Dá pra perceber que tem muita gente estressada por aí, né? Será que você não é um deles? Nós vamos te ajudar a identificar se você anda muito estressado. Se você possui algum dos sintomas abaixo, é porque está precisando “parar e respirar” um pouco!

FALTA DE CONCENTRAÇÃO

A falta de concentração pode danificar muito a qualidade da sua performance no trabalho ou nos estudos. Se você é uma daquelas pessoas que não conseguem passar muito tempo focadas em apenas uma tarefa, porque se distrai com extrema facilidade, ou não consegue terminar nada do que começa, talvez seja a hora de repensar a sua forma de viver! Além de prejudicar toda a vida, essas situações podem ocasionar sentimentos de culpa ou ansiedade.

ALTERAÇÕES NO SONO

As alterações hormonais produzidas pelo estresse excessivo podem prejudicar a qualidade do sono. Com isso, a pessoa se sente cada vez mais debilitada, adquirindo cada vez mais estresse, complicação que pode levá-la à insônia.

DIFICULDADE DE MEMORIZAÇÃO

O estresse, a ansiedade e a depressão estão listados entre os principais causadores de perda de memória. Pesquisadores concluíram que, a liberação do cortisol, o hormônio ligado ao estresse, quando em grande quantidade, pode causar a redução do hipocampo, a parte do cérebro onde fixamos nossos conhecimentos  e armazenamos nossas lembranças.

Essas doenças ligadas à maneira de se viver da sociedade contemporânea, se não tratadas, podem acarretar em danos cerebrais semelhantes ao Alzheimer.

PERDA DE APETITE OU COMPULSÃO ALIMENTAR

Alterações no apetite são comuns durante momentos de estresse. Quando nos encontramos em estado de alta tensão, podemos ter pouco apetite (o que pode resultar em diversos outros problemas alimentares), ou até assaltarmos a despensa no meio da noite.

Foi realizada uma pesquisa com estudantes universitários, na qual foi descoberto que 81% dos alunos vivenciaram mudanças agressivas no apetite quando estavam estressados. Dentre esses, 43% apresentaram um aumento de apetite, por outro lado, 38% experimentaram diminuição na vontade de se alimentar.

O estresse tem a capacidade de provocar alterações químicas no organismo e ser uma das causas do crescente aumento do índice de obesidade registrado em todo o mundo nos últimos anos.

TENSÃO E DORES MUSCULARES

Quase todo mundo já sabe que existe uma forte ligação entre o estresse e as dores nas costas. O estresse causado pelo estilo de vida extremamente agitado das grandes metrópoles, provoca a liberação de hormônios que aumentam a percepção da dor, como o cortisol. Os altos níveis desses hormônios geram redução na circulação sanguínea, fazendo com que uma menor quantidade de oxigênio alcance os músculos de todo o corpo. O desfecho é a sensação de fadiga, juntamente com dores musculares. A tensão muscular, geralmente começa na cabeça e segue para pescoço e ombros, resultando em bastante incômodo.

As estimativas apontam que quase 75% da população adulta possui um nível elevado de estresse, que está diretamente ligado a uma série de sintomas físicos. O convívio com pressão alta, depressão, dores de cabeça tensionais, dores nas costas, insônia e ansiedade, se tornou uma realidade comum para várias pessoas! Precisamos nos livrar disso, não é verdade?

Se você se encaixa no grupo de pessoas que necessitam urgentemente de um estilo de vida mais calmo, e obviamente mais saudável, mantenha a calma e se alegre, temos algumas dicas que com certeza farão toda a diferença na sua vida!

Você já deve saber que o estresse não tem cura, não é mesmo? Caso houvesse um remédio que nos curasse deste mal, correríamos todos agora mesmo e compraríamos esse bendito remédio! Mas espere, antes que você desanime, é preciso saber que o estresse pode ser gerenciado! Como? Anote essas dicas que vamos te passar:

USE TÉCNICAS DE RELAXAMENTO

Nós sabemos que em meio às semanas cheias de tarefas, fica difícil tomar alguma decisão radical para melhorar o seu estilo de vida. Mas acredita que existem técnicas simples, que você pode praticar todos os dias para gerenciar o estresse? Sim, existem muitas maneiras experimentadas e testadas para diminuir o estresse, então busque por algumas e veja o que funciona melhor para você.

Por exemplo, muito provavelmente você já deve ter escutado falar sobre a meditação. É uma prática simples, que pode ser executada em qualquer lugar tranquilo, e em qualquer momento dos seus dias agitados. Uma das técnicas da meditação é se concentrar em uma palavra ou frase que tenha um significado positivo para você. Se você se sentir tenso novamente mais tarde, simplesmente repita silenciosamente essa palavra ou frase.

Não desanime ou desista se você achar difícil relaxar nas primeiras tentativas. O relaxamento é uma habilidade que necessita ser aprendida, pode ser evoluída com a prática.

ASSUMA O CONTROLE DOS SEUS PROBLEMAS

Temos que confessar que existem muitos problemas que aparecem no nosso cotidiano que são causados justamente por querermos fugir de outros problemas, concorda? A procrastinação é um mal que precisamos eliminar se queremos uma vida mais saudável para o nosso corpo e mente. Aprender a encontrar soluções para os desafios que você tem dificuldade de lidar em seu dia a dia, te ajudará a se sentir no controle, diminuindo o estresse que tarefas não planejadas geram.

Uma técnica simples, muito ensinada por especialistas de planejamento, envolve anotar o problema e criar o máximo de soluções possíveis. Em seguida, decida os prós e contras de cada uma das soluções e selecione a melhor. Por fim, anote cada passo que você precisa dar para alcançar a resolução do problema! Se você fizer isso se transformar em um hábito, com certeza será uma pessoa muito mais saudável.

O SEU TEMPO PRECISA SER GERENCIADO

Nos sentirmos sobrecarregados com a nossa imensa lista de tarefas resulta diretamente em estresse. Aceite de uma vez por todas que você não pode fazer todas as coisas ao mesmo tempo, e comece a colocar uma ordem de prioridade em suas tarefas.

Pelo menos alguma vez na vida você deve ter escutado alguém reclamando da “falta de tempo”. Essa é uma das frases mais utilizadas pela sociedade contemporânea. Mas será que essa sensação de “falta de tempo” no fundo não é desorganização e ansiedade de fazer tudo de uma só vez? Preste atenção no seu tempo, e verifique se esse não é o seu caso! Se você se encaixa no grupo de pessoas que sente que o dia deveria ter 48 horas, talvez seja o momento de colocar ordem nas suas tarefas.

Faça anotações de todas as coisas que você precisa realizar e liste-as em ordem de prioridade. Então descobrirá o que realmente deverá fazer parte das 24 horas do seu dia! Um passo de cada vez te levará para uma vida saudável, e com mais tempo para cuidar de você!

SEPARE UM TEMPO PARA CUIDAR DE VOCÊ

O conceito de “day off” está muito em alta. Basicamente, se trata de um dia no qual você decide se desligar de tudo para cuidar de si e fazer algo que gosta. É perigoso tentar cuidar de tudo e de todos, enquanto você se esquece de zelar por si próprio. Não pense que você é uma máquina imparável, quando na realidade você é um ser humano que precisa de descanso. Não se auto sabote pensando que cuidar de si mesmo é egoísmo, porque na realidade, você bem cuidado (e com a saúde mental em dia) é um presente para as pessoas ao seu redor.

Visto isso, é importante que periodicamente você tire dias, ou até mesmo finais de semana para relaxar, descansar e ter um tempo para você, seja sozinho ou seja com pessoas que gosta e te fazem bem. Se você tem dificuldade de se desligar, uma boa dica é tirar um fim de semana para viajar para um local mais isolado, e de preferência, em meio à natureza. 

O Varandas do Sapucaí é uma ótima alternativa para você se desligar da correria do dia a dia e ter um momento seu. Aqui no Varandas você tem contato com a natureza, além de se hospedar em chalés glamourosos e totalmente equipados para aproveitar um fim de semana de descanso, conforto e relaxamento. Você precisa de um momento de descanso? Clique aqui e saiba como reservar o seu chalé.

Mais Artigos

ESTADIA: DICAS PARA APROVEITAR AO MÁXIMO CADA MOMENTO

As tão esperadas férias, ou recesso de final de ano se aproximam, e muito provavelmente tudo o que você quer é descansar e se divertir com sua família. Mas além de escolher o lugar certo para viajar, você deve saber que existem outras questões que podem fazer com que você não aproveite esse tempo da melhor maneira possível.

FÉRIAS: A IMPORTÂNCIA DO DESCANSO E SEUS BENEFÍCIOS

Faz quanto tempo que você deixa o descanso em segundo plano? Você tem dedicado tempo suficiente para o seu descanso mínimo? Não? Se isso te consola, saiba que você não está sozinha, pois, certamente, muitas pessoas passam por isso. Mas, afinal de contas, o que realmente significa descansar, e qual é a importância disso? Para saber mais sobre esse fator que pode mudar a sua vida, continue lendo!

UMA VIAGEM GASTRONÔMICA: DESCUBRA OS SABORES DAS MELHORES COZINHAS AO REDOR DO MUNDO

A gastronomia de um lugar pode ser um mega-convite para o turismo, porque além de poder vivenciar as experiências de uma determinada região, você ainda gravará as memórias de uma outra maneira, mais especificamente: no paladar! Por isso, as pessoas estão buscando cada vez mais por viagens com experiências gastronômicas marcantes!

Receba notícias, atualizações, avisos de eventos especiais e muito mais ao se cadastrar em nossa lista de e-mail

Tarifário

Agosto a novembro

Pacote final de semana de 2 diárias:

Chalé Araucária
R$ 2400,00

Chalé Sapucaia, Ipê ou Acaiacá
R$ 2180,00

E o pacote semanal de 2 diárias:

Chalé Araucária
R$ 1.720,00

Chalé Sapucaia, Ipê ou Acaiacá
R$ 1.590,00

Dezembro a Janeiro

Pacote final de semana de 2 diárias:

Chalé Araucária
R$ 3.380,00

Chalés Ipê, Acaiacá ou Sapucaia
R$ 2.940,00

E o pacote semanal de duas diárias:

Chalé Araucária
R$ 2.900,00

Chalés Ipê, Acaiacá ou Sapucaia
R$ 2.600,00

Exceto Feriados

Cancelamento com mais de 15 dias prévios da data da hospedagem

É oferecido crédito do valor do depósito para outra reserva, sem restituição de valores pagos, a ser utilizado uma única vez, em até 3 meses contados a partir da data da reserva inicial. Caso haja diferença de valores para a nova data escolhida, ela será cobrada no ato da remarcação.

Cancelamento com menos de 15 dias prévios da data de hospedagem

Não é oferecido crédito nem restituição de valores pagos; Cancelamento com menos de 48 horas prévios da data de hospedagem ou em caso de não comparecimento na data de entrada (no-show), resultará na cobrança do valor total da hospedagem sem restituição de valores pagos; Em caso de saída antecipada ou chegada atrasada, seja pacote ou não, por qualquer motivo, será cobrado o valor total da hospedagem e não haverá restituição de valores pagos.